HPV no Homem
Saiba tudo sobre HPV

Condiloma tem cura

Muitas vezes, ouvimos falar do condiloma acuminado mas não sabemos exatamente o que significa, e se é grave ou não. As verrugas íntimas ou condiloma acuminado, também chamados popularmente de Cavalo de crista, Crista de galo, Figueira, Jacaré, Jacaré de crista ou couve-flor, são causados pelo vírus do HPV (Papilomavírus humano). Mas por que elas surgem? A doença HPV é grave? A verruga do HPV tem cura?

Condiloma no homem

O que é exatamente o condiloma acuminado? É uma lesão na região genital, causada pelo Papilomavirus Humano (HPV). O HPV provoca verrugas, com aspecto de couve-flor e de tamanhos variáveis na região íntima masculina ou feminina. Apesar de estar relacionado a alguns tipo de câncer na mulher e no homem, nem todo caso de infecção pelo HPV irá causar câncer.

Condiloma tem cura

Condiloma tem cura?

O vírus do HPV é transmitido pelo contato direto com a pele contaminada, mesmo quando ela não apresenta lesões visíveis, como os condilomas. Não existe forma de prevenção 100% segura, já que o HPV pode ser transmitido até mesmo por meio de uma toalha ou outro objeto, porém o uso de preservativos durante as relações íntimas diminuem muito o risco de contágio e transmissão. Em muitos casos, os homens portadores da doença não manifestam sintomas, e acabam disseminando o vírus entre as mulheres.

O vírus do HPV pode permanecer assintomático ou latente, ou seja, presente mas sem sintomas aparentes, por semanas e até por anos em alguns casos.  Por esta razão, não é possível estabelecer o intervalo mínimo entre a infecção e o desenvolvimento das verrugas.

E o tratamento do HPV, como é feito? Ele pode ser feito por meio de diversos métodos: químicos, quimioterápicos, imunoterápicos e cirúrgicos. A maioria deles tem como foco a destruição do tecido doente para evitar as chamadas recidivas, que são o retorno das verrugas mesmo após a eliminação delas. As lesões podem ser removidas e cauterizadas, podem receber tratamento com ácido tricloroacético ou serem tratadas com imunoterápicos como o Alfa Interferon. Cada pessoa responde de uma maneira diferente a cada tipo de tratamento, portanto, nunca tome para si as dicas de outras pessoas que tenham sido infectadas, pois além de não serem eficazes para você, podem piorar a situação.

Em geral, nenhum dos tratamentos disponíveis é igualmente eficaz para todas as pessoas, pois essa doença adquire características variadas de resistência em cada organismo.

O condiloma acuminado tem tratamento e cura, e para isso é preciso que você nunca abra mão do uso de preservativos durante as relações íntimas. Ao sinal de qualquer lesão desconhecida, procure seu médico e evite relações íntimas, impedindo dessa forma que p vírus se alastre para outras pessoas.


24 Comentários »
  1. gostaria de saber se depois das retiradas das verrugas, pode voltar ou não ?

  2. Elas podem voltar sim. Vai depender da resistencia do seu organismo. No neu caso elas voltaram.

  3. Fiz a cirurgia ha alguns meses e parece q desde q comecei o tratamente,e mesmo apos a cirurgia,so tem piorado,antes eram poucas verrugas,agora sao muitas e estao ficando esbranquicadas,to ficando preocupado.

  4. esta sair de inicios aaprecimentos de sintomas como faazer

  5. Gostaria de saber porque eu fasso a queimagem a 1ano e nunca some

  6. eu tenho umas verugas eu queimei duas e apareseu 4 tem cura ou naoo

  7. Comecei a fazer o tratamento, mas as verrugas sempre apareciam. Um dia nasceu um furúnculo no meu braço e tive q fazer tratamento com Eritromicina durante 10 dias. Incrivelmente, dias após o tratamento, as verrugas desapareceram e não voltaram a nascer. Alguém pode me explicar se a Eritromicina teve alguma relação com essa suposta cura?

  8. Olá. Bom dia. Em período de viagem, contraí o HPV em uma relação extraconjugal. Após o ocorrido ainda não mantive relação com minha parceira.
    1. O médico consultado me indicou a cauterização como tratamento. As verrugas estão na borda do canal da ureta o que está me causando um certo pânico (quanto à cauterizar esta região). Existe um tratamento apenas pomada, por exemplo????
    2. Após realizado o tratamento correto (cauterização e talvez receitada uma pomada tb...) é possível eu não contaminar minha parceira????
    3. E também, quais os riscos desta doença para a minha parceira quanto ao nosso planejamento de termos mais um filho, ela engravidando dentro de 2 anos????
    Preciso muitíssimo desta resposta. Já estou encaminhado para o tratamento (cauterização), gostaria de ter mais cegurança quanto oa metodo empregado. Espero realmente obter cura. Estou disposto a realizar o tratamento que for necessário.

  9. Olá, acredito que tenha adquirido quando tinha meus 18 anos de idade em um relacionamento no qual eu não usava camisinha, elas surgiram ao redor do meu ânus, silenciosamente, a doença me causava dificuldades para defecar, foi então que um dia olhei no espelho e vi algumas verrugas, estranhei, fui ao médico e fiz a cauterização das mesmas, elas sumiram, mas também cuidei muito do meu corpo, pra que ele ficasse forte e nunca mais elas voltasse, hoje estou com 22 anos e estou sentindo algumas coisas estranhas em meu ânus, tenho um parceiro fixo e não transo com ele sem camisinha, estou preocupado de elas terem voltado, gostaria de saber se mesmo depois de 4 anos há essa possibilidade de elas voltarem? Vou procurar um médico o mais rápido possível.

  10. Gente eu descobri que tinha o condiloma em 2012, fiz o tratamento com pequenas substancias algumas foram embora mais lá dentro do ânus tem algumas mais o meu médico falta em todas as consultas, hoje estamos no mês de fevereiro de 2013, pois era para mim ter feito a cirurgia em dezembro de 2012.

  11. Eu acho que eu tinha contraido essa doença quando eu tinha 17 anos, hoje eu tenho 18 anos, e tambem sei a pessoa que me contraiu essa doença!!! Sera que eu devo denucia-lo por que na época eu era de menor e ele tinha essa doença e não me avisou... Estou preucupado mais ja me conformei com essa doença ... Sei que vou morrer mesmo.... ;(

  12. Tenho condiloma. Há uns vinte anos um médico retirou uma verruga por cauterização. Dois anos após desenvolvera-se outra bem pequena próxima da que fora retirada, ela está localizada dentro da virilha e daí se estende na direção do escroto, parecia apenas uma mancha, mas foi se desenvolvendo e crescendo cada vez mais, agora ela está grande . Ela tem aspecto de couve-flor, onde se formam inúmeros flocos de cera fétidas, as quais (as ceras) são facilmente retiráveis mas voltam a se reproduzirem. O meu comentário é no sentido de alertar as pessoas para que não deixem, como eu o fiz, as verrugas aumentarem muito sua extensão e providencie sua extirpação logo que as perceberem, assim será mais fácil e rápida a cirurgia, bem como a cicatrização, e bem menos incômodo. E se reaparecerem novas verrugas, repito, extirpe-as o mais rápido possível. Pois é! agora vou ter que arcar com as consequências por não providenciado a remoção da mesma quando ainda eram pequenas. ADAUTO DA SILVA CARNEIRO, 19.02.2003, Itabuna-BA.

  13. ola tive condiloma em 208 e estava gravida do meu primeiro filho apareceu verrugas em toda a minha parte da vagina os medicos fizeram uma queimagem e hoje ainda tem as cicatrizes esta feio.mas nada apareceu de estranho ate agora ,quero saber se elas pode voltar? ja teve o segundo filho.

  14. Tenho condiloma mais ddesapareceu do nada o que fazer?

  15. Tive HPV há 1 ano. Comecei o tratamento de cauterização, mas elas sempre voltavam. No mesmo período eu tive uma inflamação e precisei passar 5 dias em tratamento com Eritromicina via oral. Depois desse tratamento eu percebi q as verrugas tinham parado de aparecer e as cicatrizes das anteriores haviam sumido (deixando minha vulva lisinha novamente). Creio que a Eritromicina ajudou a combater o vírus, estou certa?

  16. Eu estou com Condiloma acuminado e tem algumas verrugas na perte de dentro do meu anus....estou preocupado q faço ?

  17. oi eu queria saber o seguinte descobri que tinha condilomas quando estava gravida,mas agora dois anos depois não tem mas nada elas sumirao e eu não procurei medico por que tenho medo da calterizaçao
    meu parceiro tbm tem passei isso pra ele mas ele sabia que eu tinha e nele esta aparecendo frequentemente tenho medo isso pode causar algum tipo de câncer ou tumores se não fazer o tratamanto ?

  18. USEI O CREME IXIUM(IMIQUIMODE) SUMIRAM EM 3 DIAS MAS NAO PODE PARAR TEM Q USAR TUDO ATE O FINAL....

  19. queria saber qual exame o homem deve fazer para saber se tem condiloma?

  20. esse creme EXIUM(IMIQUIMODE) funciona mesmo?

  21. oi eu descobri que tenho hpv á um ano atrás , fiz o processo de calterização e a medica não queimou todas totalmente algumas pequenas ficaram, e agora elas cresceram novamente mas é na região da virilia e alguns dias atras apareceu um carocinho bem pequeno na região da boca bem na ponta da lingua , mais eu não sei se é hpv
    eu busquei algumas fotos na net e eu acho que é mais deus vai me ajudar a tratar de todas etou pensando em me matar eu não pensei nas coisas que eu fiz foi o meu parceiro que passou para mim e hoje tenho duas filhas com ele estou infeliz triste.

  22. Meu esposo ja pegou isso uma vez e fez tratamento com remedios feitos na drogaria de manipulaçao to muito preocupada cm ele isso ppde passar pra mim, ele fez uma vz e as verrugas vairam e agora apareveram de novo.

  23. hola estou com o condiloma e vou fazer a cauterizacao mas meu penes esta ficando com uma mancha na cabeça e estou preoculpado alguem pode mi dizer o que e isso ???

  24. Boa tarde, contrai o HPV quando ha 6 anos, tenho lutado contra ele desde então através da cauterização, ainda nao fiz o uso de pomadas e nem de medicamento via oral, gostaria de saber sobre a eficiência dos tratamento via oral e por pomada e tambem gostaria de saber se apos o termino do tratamento eu podeira esta tendo relações sexuas para poder gerar uma criança obigado!

Deixe um comentário

(não é obrigatório)